quinta-feira, 18 de março de 2010

Processo de seleção e cursos

Entrevista com as agências recrutadoras
Eu tinha 3 indicações de agências e achei mais 2 na internet, dentre estas, duas que me foram indicadas, responderam a Infinity e a Work at Sea, ambas em Santos, eu consegui agendar as entrevistas para a mesma semana e em dias consecutivos, infinity 11/06/08 e work at sea 12/06/08, tive sorte ter um amigo que mora em Santos que me ofereceu a casa Na sala de espera da Work at Sea estava Mariana que futuramente tornou-se minha amiga. No outro dia quando cheguei à agência Infinity, estava Mariana que para minha surpresa e dela também faria entrevista. Nos duas passamos na primeira entrevista da agência Infinity, (não passamos na entrevista com a Work at Sea). A Infinity nos orientou a fazer o curso "Life on board" pela 4 Crew que diz tudo o que você vai enfrentar no navio, segundo eles é um dos procedimentos da agencia para minimizar as falsas expectativas do candidato.

Curso “Life on board”
O curso era de 2 dias e custou R$150, somente após o curso recebemos nossas posições e companhias, Mariana e eu fomos selecionadas para trabalhar na Companhia Costa Cruzeiros no bar, eu na posição de cocktail waitress e Mariana como bar waiter. Neste curso a agência nos indicou fazer um curso de bar especifico para entrevista que faríamos diretamente com a companhia. Curso para passar na entrevista O curso de bar foram nos dias 24 e 25 de junho em 2008 e custou R$150,00. E no dia seguinte 26 fizemos a entrevista com a empresa Costa Cruzeiros. Nos duas passamos, mas a agência não sabia dizer ao certo se Mariana embarcaria como Bartender (que faz os drinks no bar) porque ela já tinha experiência na área, mas não tinha fluência suficiente no inglês, ou embarcaria como Cocktail waitress (garçonete de bar).

Curso da Companhia Costa Cruzeiros
Na semana seguinte fizemos o curso de uma semana da Costa do dia 30/6 à 05/7, das 8h ás 18h, ficamos hospedados no hotel Atlantico Inn, pago pela companhia. Deveríamos chegar ao hotel no Domingo dia 29/6 às 19h, haveria uma reunião com a companhia. E ali mesmo já começávamos a sermos avaliados quanto ao comportamento, foi quando o nosso futuro amigo levaria um warning por ter feito uma festa no apartamento onde todos nós estávamos.

Curso STCW
A agência já tinha agendado na semana seguinte o STCW. Mas não avisou com muita antecedência. A galera fez, mas eu voltei pra casa buscar mais dinheiro e roupas, pois não estava preparada pra ficar 2 semanas consecutivas. Eu pedi a agencia para realizar o curso uma semana depois embora a agência ter me confirmado que mudou a data do STCW, recebe um e-mail deles me cobrando porque eu não compareci no curso, depois de alguns e-mails, entramos num acordo e iniciei o curso na semana combinada 14/07 e a consulta médica na mesma semana. Durante todo esse processo pude conhecer pessoas de toda parte do Brasil cada um com uma historia diferente, além de me divertir muito e fazer amigos que mais tarde nos encontraríamos no navio.
As datas estão em negrito para que você possa reparar quanto tempo foi gasto fora o dinheiro para se manter durante todo o período.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradecemos , infinitamente, por ter compartilhado suas experiencia conosco.Nos serviu de inspiração profissional e pessoal.